CUIDADO COM AS AMIZADES, O AMOR NÃO É O ÚNICO QUE MACHUCA…. ALGUMAS DELAS INCLUSIVE DEIXAM MARCAS PARA A VIDA INTEIRA!


Para todas as decepções que o mundo pode nos causar, existe um bom amigo para nos ajudar a curar, seja com um bom porre, uns três tapas na cara, ou com aquela sutil frase de eu bem que te avisei né parça. E do mesmo jeito que existem aqueles que entram em nossas vidas para somar, existe aquela raça que só vem para de nós tirar. Cuidado, a reciproca é verdadeira e o que não acrescenta tão pouco falta lhe fará. Ao deixar de ser quem você é, na mera ilusão de tentar agradar os outros, você passa a ser escravo da vontade alheia. Amar é permitir que a outra pessoa saiba de verdade com quem está lidando. E se você mostrar a sua essência nua a alguém, sem o filtro do Instagram, ou frases de Lispector e mesmo assim esse alguém se encantar por você, acredite, você nunca mais estará só. Quando a afinidade é por alma não há laço que a desfaz. Eu tenho 2 amigas a Ingrid e a Juliana, elas são do tipo que jamais deixam o forninho cair. Mas também já tive as Carolinas, as Gabrielas e as Bethanias. Essas deixaram bagunça no meu quarto, não devolveram meu livro preferido e ainda falaram que engordei no último verão. Mas quem nunca teve as #zamigas da vida que atirem a primeira indireta, ou reta como preferirem, desde que seja entregue com beijos de luz do remetente. Nem todos que entram em nossas vidas vem para ficar, muitos vêm com a missão de nos fazer enxergar o nosso verdadeiro valor. E também de não nos importarmos com quem não tem tempo para nossa vida.
Falando em tempo estou a escrever na madrugada, porque meu dia foi intenso entre academia, redação, desfazer as malas do final de semana, dar comida para o meu gato, depilar e atualizar minhas redes sociais, ufa já cansei ao repassar mentalmente o meu dia. Só que mesmo com a loucura da rotina conversei com a Juliana por áudio enquanto eu tomava banho, o creme de hidratação agia no meu cabelo enquanto fofocávamos sobre a última postagem da nossa série preferida. E na hora que eu escovava os dentes mandava SMS com a outra mão para Ingrid: Arruma tempo para suas negas que quero tomar aquela gelada com você, estou mandando endereço em anexo junto da minha careta no espelho e com toalha no cabelo. Não moramos na mesma cidade, eu estou na pós-graduação, Juliana é fotografa conceituada e Ingrid é uma grande empresária no ramo de carros importados. Nossas agendas quase não se batem, mas não passamos mais do que 2 dias sem saber como a outra realmente está. E a verdade é uma só, sempre terá aquela pessoa que irá arranjar tempo para suas crises existenciais, para te levar brigadeiro no dia da sua TPM, que vai te dar conselhos para não descontar no namorado o stress do dia a dia, e mesmo que a outra jure que não acredita mais em relacionamentos ela ainda ira vibrar por você ao escolherem juntas o modelo para o convite do seu casamento. Ser amigo é mais do que emprestar roupa, compartilhar segredos, te livrar das roubadas, arrumar dinheiro quando você não tem, é mais do que falar verdades na sua cara mesmo você não gostando, é mais do que gritar: Porra ele é meu amigo! Ao meu ver isso é apenas complemento.
Para se provar o valor da amizade é simplesmente não ter que provar nada, e sim vivê-la. É estar lá para o nascimento do primeiro filho, para o final do namoro, para ouvir Pablo juntos, é para pedir carona para ir para festa, mas também ser companhia quando não tiver absolutamente nada para se fazer. É sentar ao lado do outro por horas e não falarem absolutamente nada e mesmo assim sentir que foi a conversa mais incrível do mundo. Porque quem é amigo de verdade se entende por olhar, sabe quando o outro está com fome, com sono, com tédio e até com tesão, apenas pelos trejeitos que não conseguem se esconder. Ser amigo é não fugir da raia, é começar a namorar e não sumir, é aceitar a sua bagunça porque se tornaram pacote completo, é não tentar mudar sua voz escandalosa, é respeitar seu rock’n’roll mesmo que ele seja louco por pagode. É estar presente quando ninguém mais está por perto e tudo estiver dando errado. É ser o primeiro a saber das suas alegrias, vitórias, sonhos, tristezas e também derrotas, é ter horas de conversa no WhatsApp ou enviando áudios apenas para animar o outro que está na bad. É te levar para o mundo dele e topar a todo o custo em conhecer o seu. É aguentar a falta de grana, os momentos de mulherzice, e inclusive os dias em que estamos insuportavelmente chatos. É falar na cara: Hoje você está um porre, ou um eu amo você, sem medo do que o outro possa interpretar. Amores se curam com amizades, mas amizades quando se quebram quem pode curar? Existem cicatrizes que são feitas de descasos. Do amigo que só te procura quando precisa de uma roupa nova, ou quando você se encontra na abundância. Mas na hora dos dramas ele apenas troca de roupa arruma outro amigo e parte para o melhor pub da cidade, posta legenda sobre amizades copiadas do Google, mas que não duram até a ressaca começar. Se a pessoa só tira de você e não lhe proporciona sorrisos deixe ela ir.
E que o mar leve de volta a oferenda para Iemanjá e se voltar? Mande a merda. Como diria a grande Dercy Gonçalves: Coração eu tenho, o que não tenho é saco! Tenha tempo para aquela pessoa que você pode ligar 5 horas da tarde ou as 4 da manhã, e ela estará pronta para te atender, esteja disponível para quem sabe que antes de você soltar um sorriso você derrubou infinitas lágrimas, esteja ao lado de quem não se importa com quem você seja, ou o que você tem, e qual é o seu sobrenome, ele apenas estará incondicionalmente ao seu lado. Viva cercada de pessoas que riem de si mesma, pedem ajuda para os problemas delas, mas que não se esquivam dos seus. Que seja mais sólido que casamento, que dure não só nas alegrias, mas que se faça presente na tristeza, que na saúde cantem juntos Maluco Beleza, mas que na doença você esteja entre os visitantes, e será aquele que vai oferecer ajuda para ir ao banheiro, vai escrever uma poesia brega no gesso do outro caso vir a quebrar um braço, que vai passar a noite ao seu lado esperando sua cirurgia ou que apenas vai estar lá mesmo que ele não saiba, rezando para Deus por sua recuperação. Seja disponível para quem demonstra que se importa, porque falar todo mundo fala, e como já dizia minha avó, da boca para fora todo mundo é o que quiser. Palavras o vento leva, atitude o coração jamais esquece. Quantas vezes você não teve aquela sensação de porra meu, te conheço de onde mesmo? De outras vidas? Já fomos vizinhos? Amantes? Porque estranhos é tudo o que não podemos ser. E vem a certeza de que você sempre esperou por aquele encontro e tem a certeza que o que tem que chegar até sua vida simplesmente chega, como também o que não deve permanecer simplesmente se vai. Prefiro aqueles tipos de amigos que me dão trabalho, dor de cabeça, confusão e gritaria, mas que se eu me perguntar o que sou sem eles terei a resposta na mesma proporção. Absolutamente nada. Não tem graça sozinha, não tem graça se não dividir. É aquele presente que Deus nos envia quando acreditamos que já não somos mais capazes. Então keep calm and Falsianes que me desculpem porque parcerias são parcerias! E eu amo as minhas!
Escrito por Regiane Vieira, colaboradora do Sábias Palavras.
Veja mais sobre Regiane clicando aqui.