Esta é a “Novena de emergência” à Virgem Maria que Madre Teresa rezava em apuros

Ante os diversos problemas que enfrentava com frequência e em meio a um ritmo de vida acelerado, a Beata Madre Teresa de Calcutá inventou uma maneira de invocar a intercessão da Virgem Maria a qual chamou de “Novena de emergência” (Flying Novena).
Mons. Leo Maasburg, amigo e diretor espiritual da Beata, que será canonizada no próximo dia 4 de setembro, explica em seu livro ‘Madre Teresa de Calcutá: Um retrato pessoal’, que esta era “sua rápida arma espiritual”.
As novenas são orações rezadas durante nove dias e são bastante comuns entre a Congregação das Missionárias da Caridade. Entretanto, esta oração promovida pela Madre Teresa consistia em rezar dez Memorare em um só dia, de forma rápida, com o propósito em mente.
O ‘Memorare’ é uma oração de intercessão à Santíssima Virgem, normalmente atribuída a São Bernardo de Claraval, que a Madre Teresa rezava com frequência.
Mons. Maasburg explicou que a Madre Teresa sempre rezava dez Memorares porque “confiava tanto na colaboração dos céus, que sempre acrescentava um décimo Memorare imediatamente, em ação de graças pelo favor recebido”.
Esta “Novena de emergência” tinha uma coisa em comum com as novenas de nove dias e inclusive com as de nove meses: a confiança pedindo pela ajuda divina, como fizeram os apóstolos durante nove dias junto com “Maria, a Mãe de Jesus, e as mulheres” (Atos dos apóstolos 1,14) à espera da ajuda prometida pelo Espírito Santo.
A Madre Teresa utilizava esta oração constantemente para pedir pela cura de um menino doente, antes de conversas importantes, quando os passaportes desapareciam, para solicitar a ajuda celestial quando as provisões acabavam etc.
O Pe. Brian Kolodiejchuk, postulador da causa de canonização da Madre Teresa, assinalou em uma ocasião que a Beata ensinava que o Memorare “expressa de maneira efetiva sua confiança no poder da intercessão de Maria como mediadora de todas as graças”.
“Flui do amor e da confiança que tinha em Maria; era uma forma simples de apresentar seus pedidos. A resposta rápida que recebia era sua inspiração para recorrer à Mãe do Céu cada vez com maior confiança através das palavras do Memorare”, acrescentou.
A oração é a seguinte:
“Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à vossa proteção, implorado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.
Animado eu pois com igual confiança, a vós recorro como minha Mãe, ó Virgem entre todas singular, e de vós me valho. Gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de alcançar-me o que vos rogo. Amém”.
Fonte: ACI Digital