Lições de Padre Fábio de Melo sobre família


Podemos estar rodeados de amigos, mas nada como um bom ombro familiar para nos confortar nos momentos difíceis. Neste quase final de ano, é a hora de nos unirmos mais a essas pessoas que estão sempre ao nosso lado, independentemente da situação. Toda família possui problemas e conflitos, isso é inevitável. Mas, com certeza, quando passarmos por uma aflição, são essas pessoas que estarão de braços abertos para nos ajudar.
Nunca se esqueça que, mesmo se o convívio for difícil, os parentes são as pessoas mais próximas de nossas vidas. Além disso, devemos nos atentar ao que Deus quer nos mostrar proporcionando a convivência com essas pessoas, afinal, tudo o que Ele faz tem um propósito e é sempre o mais correto.
Uma pessoa que está envolvida em passar a importância desse valor para os fiéis é o Padre Fábio de Melo. Ele sempre buscou mostrar em suas mensagens e músicas o quanto um lar fortificado pode influenciar no nosso dia a dia, justificando que a família é a base para que alcancemos a paz de espírito.
Confira abaixo uma de suas lições reflexivas que, infelizmente, demonstra o quanto a estrutura familiar nos tempos atuais encontra-se frágil. E, ao seguir seus conselhos para tentar melhorar essa situação, aproveite para renovar os seus sentimentos e entender o quanto esse laço harmonioso é essencial.
Famílias com selo de qualidade
“No Evangelho falava que os fariseus tramavam a morte de Jesus, e eu fui pensando no quanto hoje existe estruturas diabólicas que estão também tramando a destruição da família. Você vê o tempo todo, algumas propagandas são declaradas, que se opõem à felicidade da família, banalizam o matrimônio, falam que o amor só é bonito enquanto dura, tentam colocar dentro de nossas cabeças que não há problema a gente desfazer da nossa casa e começar outra, que não podemos viver infeliz, cuidando de filhos que não queria, que eu preciso ser feliz, viver a minha vida.”

Graves consequências

“O grande risco dessa mentalidade cruel é que ela analisa as consequências, mas não responsabiliza a pessoa das consequências que ela está vivendo, é como se o presente não tivesse vínculo com o passado. E os acontecimentos de hoje não precisassem ser repensados a partir das escolhas que fiz ontem. Família não começa de uma hora para outra, família é fábrica de gente. Você quer mais responsabilidade do que fabricar pessoas?”

Exemplo de estrutura familiar

“Para uma empresa receber um selo de qualidade todo o processo é analisado. Se você tivesse que pensar na estrutura familiar que você tem, e lhe dessem a autoridade de colocar um selo em cada pessoa, qual seria o selo que você colocaria? Qual selo de qualidade você colocaria na sua família? Produzir gente dá trabalho, não é fácil, produzir geladeira é melhor. Na hora que você esbarra em o que tem que dar de qualidade a um filho, a um matrimônio, a uma família, não é fácil. Ninguém pode esperar um bom resultado se não fez um bom processo naquela hora. Ser família é um processo artesanal. Casamento é processo de desdobramento: eu conheço um pouco mais de você a cada dia, selo de qualidade. Colocou um filho no mundo, não pode brincar de ser família.”
Valores em falta
“A ação evangelizadora, principalmente de nós, padres, tem muito acesso aos erros que cometemos, às vezes, eu no confessionário, fico assustado com o que os jovens me contam. O que identifico é que o caráter está mole feito gelatina, o processo de produção não foi bem feito. Se não está dando certo do jeito que estou tratando meu filho, preciso tratar de outro jeito. É a vida com Deus que vai nos ajudando a aceitar o caminho certo.”

Honre o papel de mãe

“Se você não olha para sua cria de maneira certa, você perde ela para o traficante. Ele está por aí, ele busca matéria-prima do outro. Ele não vicia o filho dele, mas o do outro. E é aí que você tem que olhar para a mais urgente e primeira necessidade, é meu filho. Se eu negligenciar o meu papel de pai, de mãe, outro vem fazer. O filho que você colocou no mundo, você quer que se torne matéria ruim? O que entra na sua televisão, quais são os jogos que eles se divertem? O que você está fazendo pra que seu filho não seja uma presa fácil para os que estão de plantão nas portas de nossas casas?Cada pessoa é um empresa, se não ficamos de olho, ela pode falir.”

Aprenda a administrar os seus frutos

“Se você já teve, fique atento, administre bem essas crias. Na preguiça ninguém será um bom pai, uma boa mãe, precisa ter autoridade. Chega de empresa falida! Nós que cremos no Cristo ressuscitado, não temos outra coisa a não ser a vitória. Precisamos sair daqui amanhã cheios de vontade de aprimorar os nossos processos.”

Não descuide!

“Não podemos vacilar um minuto sequer, é por isso que a família precisa ser nosso principal investimento. Se seu filho for roubado pelas drogas, por todas as estruturas diabólicas, não tem cheque que você possa fazer que restitua o que você humanamente perdeu. Se a gente descuida, é bem provável que o inimigo esteja comendo os pés dos seus filhos e eles não consigam ficar de pé. O álcool socializado é risco para as famílias, é um problema na nossa sociedade. Padre que não prega contra isso está pecando.”

O amor deve ser aprimorado

“Por mais que a vida tenha modernizado, não podemos esquecer que o amor é artesanal e a família não é produção em série, é amor todo dia. Quando você sabe que esse filho precisa ter selo de qualidade, o mesmo cuidado físico é o cuidado da alma. Amar nunca estressa, o que estressa é quando a gente começa a colocar na vida o que não precisa ser colocado. Se você não se empenha, não começa a colocar ordem. No dia que você quiser colocar, ele não vai aceitar. Qual é o selo que estamos colocando na porta de nossa casa?”
Fonte: Alto Astral