6 medicações que te fazem ganhar peso e você nem imaginava

6 medicações que te fazem ganhar peso e você nem imaginava

Todo remédio tem seus efeitos colaterais. A maioria não é muito grave, então é tranquilo sobreviver à boa parte deles. Nem sempre seu cabelo vai cair, ou algo do tipo. Mas alguns remédios possuem efeitos colaterais bem significativos que muita gente nem imagina.

Como, por exemplo, ganho de peso ou dificuldade na perda do peso. Ou seja, possivelmente não vai adiantar nada gastar horas na academia enquanto se toma um destes. Aqui vão alguns esclarecimentos quanto a estes remédios!

1. Antidepressivos

Prozac, Lexapro, Paxil e Zoloft. O grande problema com esses e muitos outros está relacionado ao ISRS (Inibidor Seletivo de Captação de Serotonina), substância que aumenta o apetite e faz o paciente começar a sentir uma grande vontade de ingerir principalmente amidos.

O que fazer: Fale com seu médico para trocar estes antidepressivos. Existem outros no mercado com menores efeitos colaterais que também auxiliam na perda de peso.

2. Contraceptivos orais

Contraceptivos influenciam seu perfil hormonal, o que pode causar ganho de peso. Isso se dá por conta da progesterona, que aumenta o apetite.

O que fazer: Fale com um endocrinologista. Existe uma variedade muito grande de produtos no mercado farmacêutico, com a ajuda de um profissional você pode encontrar um produto que não lhe prejudique na perda de peso.

3. Bloqueadores beta adrenérgicos

Este tipo de medicamento é muito utilizado no controle de problemas cardíacos e prevenção de enxaquecas. Pessoas que começam a fazer uso deles costumam ganhar de 2 a 3 kg.

Este problema se dá pois um dos efeitos colaterais deste medicamento envolve a desaceleração do metabolismo, o que pode causar obesidade no futuro.

O que fazer: Quando um destes medicamentos é indicado, possivelmente são a única alternativa para o controle de sua pressão arterial. Portanto o melhor que se pode fazer é balancear o uso com uma vida saudável e alimentação adequada.


4. Esteroides

Efeitos colaterais de esteroides:

insônia;
apetite elevado;
retenção de água no organismo.
Estes são os principais fatores que contribuem para o ganho de peso em pessoas que usam esteroides.

O que fazer: Pergunte ao seu médico se pode reduzir a dosagem e lembre-se de evitar telas e monitores luminosos como TVs, computadores e celulares até 2 horas antes de ir dormir, isso irá auxiliar no combate à insônia.

5. Anti-histamínicos

Estes são prescritos normalmente para combater alergias e reações alérgicas. Mas pense duas vezes antes de começar a tomá-los de forma regular. Por reduzirem a produção de histamina, aumentam o apetite de forma considerável.

O que fazer: Tente métodos alternativos para lidar com a alergia. Pote neti e flavonoide quercetina são ótima alternativas, além de outros métodos caseiros que valem à pena ser pesquisados.

6. Remédios contra enxaqueca

Estes medicamentos e alguns outros que são usados para combater a dor de cabeça também podem causar o ganho de peso.

O que fazer: Encontre a razão para as dores de cabeça e acabe com ela pela raiz. Dentre as possíveis razões considere a falta de sono adequado, alimentação e stress.

Via: Com Café